7 palavras tóxicas que você deve parar de usar (VEJA)

7 palavras tóxicas que você deve parar de usar (VEJA)

Em nossa vida diária usamos várias palavras tóxicas que devemos eliminar agora do nosso vocabulário. O que dizemos, o que pronunciamos, mesmo que não acreditemos é de grande importância. Cada

Leia tudo

Em nossa vida diária usamos várias palavras tóxicas que devemos eliminar agora do nosso vocabulário.

O que dizemos, o que pronunciamos, mesmo que não acreditemos é de grande importância. Cada palavra que sai da nossa boca é um reflexo do que pensamos.


Por isso, hoje vamos fazer uma compilação de algumas palavras tóxicas que temos que parar de dizer, pois influenciam no que fazemos, como nos relacionamos com os outros e, também, com nós mesmos.

1. “Estranho” é uma palavra tóxica

Peixes
“Que estranho”, “isso é tão estranho…” são algumas frases que certamente soam mais do que deveriam. Esta palavra revela algo que geralmente não levamos em consideração: nossos preconceitos.

Toda vez que dizemos que alguém é estranho, estamos afirmando que somos normais. Quando dizemos que o que uma pessoa faz é estranho, queremos dizer que o que fazemos vem dentro dos cânones.

Mas quem determina isso? Todos somos diferentes, mas nós somos influenciados pela sociedade mais do que imaginamos.

Vamos parar de usar esta palavra e abrir nossa mente um pouco mais. Tudo é válido!

2. Preciso de você

Como? Este verbo é usado demais entre os casais, na tentativa de deixar o outro saber o quão especial é para nós.

No entanto, por trás desta palavra há muitas afirmações que devem ser descobertas: “sem você eu não sou nada”, “você é tudo para mim”, “o que eu faria sem você”, “eu te amo mais do que a minha vida”…

A necessidade de outra pessoa para ser feliz é dependência, não o amor. No entanto, continuamos a confundir a necessidade com esse sentimento tão puro.

3. Culpa

Moça sentindo culpa por ter usado palavras tóxicas con alguém
“Você é culpado” é uma frase que usamos muito, e ela reflete o medo que temos de assumir a responsabilidade por nossas próprias ações.

Esta é uma das palavras tóxicas mais enraizadas, mas também aquela para a qual menos damos atenção. E assim, nós tendemos a escapar da autocrítica, queremos ser perfeitos!

Se cometermos um erro, devemos aceitá-lo. Não há nada de mal nisso, todos cometemos erros. Não coloquemos a culpa em quem não a tem.

4. Feio

Como com a palavra “estranho”, quem determina o que é feio ou não é? Ah, sim, os padrões de beleza e publicidade enganosa repletas de retoques digitais, que mostram corpos e rostos livres de imperfeições.

Se abrirmos nossas mentes e nos libertarmos de todas essas crenças, perceberemos que nada é feio. Tudo tem sua beleza própria, características que podem nos encantar ou nos deixar indiferentes.

No entanto, ainda que algo não nos atraia não implica que seja feio. Porque, se você já notou, os gostos são diferentes, certo?

5. Não posso

Mulher não querendo ouvir palavras tóxicas
Tem certeza de que não pode? Esta é uma das palavras tóxicas mais limitantes e, infelizmente, aquele que a diz acredita nela.

Tudo é possível na medida de nossas possibilidades. Porém, às vezes, se não estamos entre a cruz e a espada, acreditamos que não podemos conseguir, fazer ou superar algo.

Somos mais fortes do que pensamos. O “não posso” é uma negação que o limita. Mude-o para um “eu posso”, mesmo que isso seja difícil. Você verá como as coisas mudam e sua visão sobre o mundo também.
6. Ódio

O ódio é um sentimento que causa muitos danos, não apenas aos outros, mas também aos que o sentem. É como uma úlcera que cresce e machuca dentro de nós.

No entanto, esse sentimento está presente em frases como “odeio meu trabalho”, “odeio meu parceiro”, “odeio minha situação”…

Podemos odiar tudo isso, mas fazemos algo para mudar essa situação? Não. Portanto, estamos alimentando um rancor que nós mesmos estamos aceitando.

O ódio nos prejudica e nos enche de sentimentos ruins. Nós podemos nos livrar disso agora. Não vale a pena continuar a mantê-lo.

7. Fracasso

Homem se sentindo mal por ter usado palavras tóxicas com alguém
O fracasso sempre nos persegue e a pronúncia desta palavra nos apavora. Porém, às vezes, dizemos a nós mesmos: “sou um fracassado”.

Temos a falsa crença de que o fracasso é uma coisa terrível. No entanto, é uma oportunidade para melhorar, tomar melhores decisões e, sobretudo, aprender do que fizemos de errado.

Não há nada de errado em falhar, ao contrário! Mude esse “eu sou um fracasso” para “eu sou uma pessoa que aprende com cada erro que comete”.

Você usa estas palavras tóxicas em sua vida diária? Estar ciente delas permitirá que você as detenha, para mudá-las e substituí-las por outras mais positivas, que irão transformar sua vida de maneira inegável.

Posts Relacionados