Anafilaxia: um tipo de alergia que pouca gente conhece

Anafilaxia: um tipo de alergia que pouca gente conhece

Anafilaxia: um tipo de alergia que pouca gente conheceCOMPARTILHAR NO FACEBOOKCOMPARTILHAR NO TWITTERPouquíssimas pessoas sabem e muita gente não acredita, mas existe um tipo d

Leia tudo

Anafilaxia: um tipo de alergia que pouca gente conhece

Pouquíssimas pessoas sabem e muita gente não acredita, mas existe um tipo de alergia aos exercícios físicos e ela pode ser mortal.

Trata-se da anafilaxia, uma reação alérgica severa que se acontece rapidamente quando alguém é exposto a algum agente alérgeno pelo qual o sistema imunológico da pessoa desenvolveu sensibilidade.

Woman scratching her back closeup

Voyagerix / Depositphotos.com

Alergias a animais de estimação: Quais são as causas e o que fazer

Esses agentes podem ser alimentos, picadas de insetos, medicamentos e até, embora seja muito raro, exercícios físicos.

Geralmente a reação é notada entre dois e 30 minutos após a realização das atividades físicas e é caracterizada por manchas vermelhas na pele, coceira por todo o corpo, inchaço principalmente nas mãos e pés, lábios, olhos, e região genital.

Depositphotos_DmitryPoch_sweat _gym

DmitryPoch / Depositphotos.com

Caso não seja tomada nenhuma atitude, o quadro pode evoluir para sintomas gastrointestinais, sensação de calor no corpo todo falta de ar, chiado no peito por obstrução das vias aéreas e em ocorrências mais severas e raras, pode acontecer o choque anafilático e eventual morte.

A maioria dos casos ocorre em jovens, mas não existe idade para desenvolver esse tipo de alergia e ainda, combinações de fatores podem desencadear a reação, como ingestão de alimentos específicos, principalmente frutos do mar, aipo e trigo, além de medicamentos como o ácido acetil-salicílico ou anti-inflamatórios, proximidade do ciclo menstrual e calor intenso.

Running nausea - nauseous and sick ill runner

Maridav / Depositphotos.com

Nesses casos basta não consumir essas substâncias por quatro horas antes dos exercícios, mas sempre é melhor consultar um médico porque cada organismo funciona de uma maneira.

O diagnóstico pode ser feito com o chamado teste de provocação – o paciente realiza uma corrida em esteira por cinco a dez minutos ou bicicleta ergométrica por 30 minutos, monitorado e com equipamento de ressuscitação na sala de exame.

Não existe tratamento específico para a doença, mas medidas preventivas para que a pessoa possa realizar atividades físicas podem resolver o problema.

Posts Relacionados