PAMONHA RECHEADA

PAMONHA RECHEADA

INGREDIENTES 20 espigas de milho maduras e macias com casca 1 xícara de óleo vegetal 2 xícaras de açúcar refinado 1 xícara de queijo ralado (prefira queijo meia cura) 1 colher de sobremesa de

Leia tudo

INGREDIENTES

20 espigas de milho maduras e macias com casca
1 xícara de óleo vegetal
2 xícaras de açúcar refinado
1 xícara de queijo ralado (prefira queijo meia cura)
1 colher de sobremesa de sal
Barbante ou elásticos para amarrar

MODO DE PREPARO

Coloque uma panela alta e funda com 5 litros ou mais de água para ferver (vamos cozinhar a palha e depois as pamonhas nesta água).

Descasque as espigas, retirando devagar as palhas (elas serão utilizadas) e todos os cabelinhos. Reserve.

Cozinhe as melhores palhas (que ficaram inteiras) por 15 minutos na água fervente e coloque-as para escorrer. Reserve as palhas e deixe a panela com a água quente reservada.

Com uma faca, corte os grãos de milho debulhando as espigas. Em seguida, bata o milho cortado no liquidificador ou processador até formar uma pasta grossa (bata aos poucos e devagar).

Despeje tudo numa bacia funda e junte o resto dos ingredientes. Misture tudo até que fique uma massa grossa e homogênea.


Volte a panela com água ao fogo para ferver. Enquanto isso, junte duas palhas e coloque a massa de milho no centro delas. Dobre as pontas, fechando como um embrulho, e amarre com pedaços de barbante. Reserve até fazer o mesmo com toda a massa.

Coloque as pamonhas aos poucos na panela com água fervente (é necessário que a água esteja fervendo mesmo ou então a massa desmancha). Deixe cozinhar devagar por 50 a 60 minutos.

Retire apenas uma pamonha com a escumadeira e verifique o cozimento. Se estiver endurecida, retire as outras e deixe esfriar. Senão, espere cozinhar mais um pouco.

DICAS: Se quiser, tempere a massa da pamonha com sal, pimenta do reino e até com pedaços de linguiça ou queijo minas.
PAMONHA RECHEADA