Profilaxia dental: forma de manter o sorriso sempre saudável

Profilaxia dental: forma de manter o sorriso sempre saudável

Além dos cuidados diários com a higiene bucal, existem algumas técnicas que ajudam a manter a boca sempre saudável e os dentes brilhantes. Elas não se focam somente nas peças dentais, mas na cavidade

Leia tudo

Além dos cuidados diários com a higiene bucal, existem algumas técnicas que ajudam a manter a boca sempre saudável e os dentes brilhantes. Elas não se focam somente nas peças dentais, mas na cavidade oral como um todo. Uma dessas técnicas é a chamada profilaxia dental, cujo tratamento é focado principalmente na saúde da gengiva.

Esta parte da boca está exposta a muitos perigos e, se não é cuidada, pode resultar em algumas doenças como a gengivite e a periodontite. A gengivite é uma doença reversível, caracterizada por inflamação das gengivas devido à presença de bactérias. Ainda que não seja dolorosa nem tenha consequências graves, ela pode, se não for tratada, virar uma periodontite, caracterizada por uma infecção que afeta gravemente os dentes e pode levar à perda de peças dentárias.

É por isso que, nos primeiros sinais de gengivite, que geralmente aparecem como um sangramento nas gengivas ao escovar os dentes, é aconselhável ir a um especialista para iniciar um tratamento.

De acordo com a Dra. Laura Maria Diaz Guzman, especialista em Medicina e Patologia Oral, o tratamento mais apropriado para esses casos é a profilaxia dentária, que se caracteriza pela remoção rotineira de placa dental e tártaro por um especialista.

"Isso deve ser feito pelo menos duas vezes por ano, assim como o paciente deve controlar a placa com escovação correta e uso de fio dental", explica.

De acordo com o especialista, essas medidas simples são suficientes para corrigir uma gengivite e restaurar a saúde das gengivas.

Posts Relacionados